sexta-feira, 14 de julho de 2017

DICAS DA ITÁLIA: ROMA E COSTA AMALFITANA 2017

Oi, meninas!!
Muita gente acompanhou pelo meu Instagram (segue lá: @aveckaren) uma das viagens que fiz nestas férias, em meados de Junho, com a minha mãe e a minha irmã.
Desta vez, escolhemos a Itália para ir. Nós já conhecíamos Milão e Veneza e a vontade era de conhecer todo o resto desse incrível país, por onde voltei ainda mais apaixonada. Mas, por causa da loja e porque não podemos estar as 3 fora por mais de 10 dias, tivemos que optar por algumas partes específicas. E, assim, escolhemos, felizmente, Roma e a Costa Amalfitana e foi a melhor viagem que fizemos!
Vou contar tudo abaixo pra vocês ;) Não consigo não falar tudo, por isso, para quem não tiver paciência, pode ir direto ao fim do post com o resumo das dicas rs.

A única companhia aérea que faz vôos diretos de São Paulo a Roma é apenas a Air Italia, mas como não gosto muito do serviço deles, optei pela Latam, mesmo fazendo uma conexão em Frankfurt. 
Desta forma, saímos de São Paulo (GRU) e fomos até Frankfurt (FRA)- 11 horas de vôo, onde trocamos de avião (de Latam para Lufthansa) até Roma (mais uma 1 hora e 45´de vôo).
Achei o período em que fomos ideal, pois o calor que fazia era agradável e suportável. Julho e Agosto são meses muito cheios e muito mais quentes na Itália.
Pegamos dois dias para passear por Roma, indo a vários pontos turísticos (Piazza della Republica, Basilica de Santa Maggiore, Piazza Venezia, Campo di Fiori (melhor feirinha da vida. Lá tem uma barraca onde só vendem produtos trufados de MUITA qualidade e ótimo preço!), Pantheon, Piazza del Popolo, Coliseu, Fontana di Trevi e Piazza Navona!). Ufa! E conseguimos ir a todos esses lugares em apenas um dia e apenas ANDANDO! rs. Carbonaras sendo super queimados. 

Dedicamos o segundo dia inteiro para o Vaticano e tivemos a feliz surpresa de ver o Papa de pertinho, mesmo não sendo um domingo de missa. Por essa razão, o acesso à Basílica de São Pedro estava fechado e não conseguimos conhecê-la. Conseguimos assistir a um evento com o Papa lá e depois seguimos ao Museu do Vaticano, com direito à visita à Capela Sistina. Incrível!


 (Campo di Fiori e sua feirinha incrível. Abaixo, a banca de trufas e produtos trufados)

Dois dias romanos depois, partimos de manhã, via trem, de Roma para Nápoles. Acho uma ótima opção por vários motivos: o percurso é de apenas 1 hora (o trem vai a 300km/h), você acaba não passando aquele tempo em aeroporto, de ter que chegar antes e etc, a estação de trem é mais bem localizada que os aeroportos e você não tem limite de bagagem. 
Da estação de Nápoles, fomos ao porto onde já pegamos um barco para Capri, onde ficaríamos 4 noites.

A Costa Amalfitana contempla várias comunas, como: Capri, Ischia, Sorrento, Positano, Amalfi, Ravello, entre outras. 
O ideal é escolher um lugar para estabelecer a sua base e, então, conhecer as comunas de barco no ritmo de bate-volta. Na dúvida, eu escolhi DOIS lugares para a minha base e foi a melhor escolha que eu poderia ter feito! Foram 4 noites em Capri e 2 em Positano, meus dois lugares preferidos da Costa Amalfitana e que recomendo se hospedar.

Capri é incrível por si! A energia daquele lugar é surreal! O estilo de vida, as lojinhas, restaurantes, ruas estreitas e tudo mais não tem explicação. Uma vez hospedadas em Capri, dividimos nossos dias em:

1o. dia: passeio de barco pela Ilha. Você pode fechar no hotel, com agências ou direto com os marinheiros que ficam na Marina e conseguem negociar bem o passeio. Foi o que fizemos! Foram 3 horas de passeio por toda Ilha, com direito à parada para entrar na famosa Gruta Azul e outras paradas para mergulhar ao redor da ilha. É, sem dúvidas, um dos pontos altos da viagem e dá vontade de repetir esse passeio todos os dias! Almoçamos no delicioso Lo Smeraldo, na Marina Grande, um pouco escondido, mas LINDO! Você pode escolher o peixe e alguns frutos do mar ainda vivos e pedir do seu jeito preferido (com um fettuccine, assado, grelhado...).
À tarde, decidimos ir a Anacapri, outra parte da Ilha cheia de encantos, mais tranquila e sem o glamour do centrinho de Capri. Tem lojas fofas e é uma boa escolha pra quem quiser ficar em um lugar mais calmo. Eu, pessoalmente, prefiro Capri para me hospedar.
No final da tarde e à noite, Capri é super convidativa para caminhar pelas ruelas super estreitas e cheias de lojas incríveis, sejam elas locais ou aqueeelas mais desejadas por nós, mulheres rsss. Todas as marcas bacanas estão lá, inclusive as italianas: Chanel, Hermés, Prada, Missoni, Tod´s, Villebrequin, Ferragamo, Chloé, Dior, Valentino. Uma dica é a loja cheeeia de saídas de praias incríveis! Ela está por todas comunas da costa, é bagunçada e, por isso, exige paciência rs, mas é incríveeeel! É a Antica Sartori. Não tem como ir embora de lá sem umas sacolinhas!
Não deixe também de tomar o melhooor gelato da Itália na BUONOCORE! Fica no burburinho do centrinho de Capri, sempre tem filas, mas vale cada segundo de fila e cada caloria. A casquinha é feita na hora e servida quentinha com o sorvete, por isso, o cheiro que se dissipa por Capri é irresistível!



(A famosa Piazzeta, pracinha principal onde seu único compromisso é sentar, tomar um vinho e ver as pessoas e seus looks lindos passarem rs. Encontramos o Valentino lá por 2 dias)
 (lojinhas lindas e "perigosas" por todos os lados)



(não deixe de tomar uma limonada com limões sicilianos nas barraquinhas fofas em Capri)

(fila para tomar o MELHOR GELATO DO MUNDO com a casquinha quente feita na hora
no BUONOCORE)


 (loja mais cheirosa de Capri com perfumes feitos lá mesmo, desde 1681)


(Ristorante Villa Verde: meu preferido por lá!)

2o. dia: Fomos à Ischia, uma outra ilha da região da Costa Amalfitana. Ischia está crescendo e é uma novidade turística. Foi nesta temporada que abriram as linhas diretas de barco de Capri para Ischia (antes, para chegar de Capri a Ischia, era preciso ir até Nápoles e, de lá, a Ischia). Ischia é maior que Capri, está cheia de vulcões próximos e, por essa razão, está repleta de hoteis e termas incriveis para relaxar e aproveitar! Senti falta de mais estrutura turística, mas foi incrível! Fechamos um táxi que nos levou a todos os lugares da ilha por um dia inteiro. O lugar mais lindo, na minha opinião, é a parte de Sant´Angelo. A praia é linda e a vista do alto é surreal! Tem restaurantes cinematográficos por lá!
Almoçamos no delicioso Restaurante Deus Netunus (frutos do mar super frescos, tomates plantados lá mesmo e tudo feito na hora), frequentado por personalidades como Valentino, Naomi Campbell e outros. Incrível!

ISCHIA:





(Ristorante Deus Neptunus deliciooooso e com essa vista:)


3o. dia: Fomos a Sorrento de barco, uma comuna fooofa, com carinha de cidade medieval. Tem que subir (e bastante!) para chegar ao centrinho. Mas a vista no caminho compensa e muito! Tem uma ruazinha bem comprida (ao lado da Piazza Tasso, a principal) com várias lojas e restaurantes. Dá vontade de comprar tudo, inclusive as louças mais lindas que já vi na vida, sempre com motivos de limão siciliano. Nessa ruazinha, tem muitas opções de doces com limoncello (o famoso licor de limão siciliano) e comidinhas deliciosas (os risotos são SURREAIS! Se soubesse que ficariam tao gostosos, teria trazido um carregamento rs) que acabei trazendo como souvenir para algumas pessoas. Sorrento é super charmosa e fofa, mas ainda sou do time "hospedagem em Capri" rs. 
Quando retornamos a Capri, neste mesmo dia, conseguimos um tempinho para ir à Praia Lido del Faro em Capri e ver o pôr-do-sol mais lindo da Ilha, já que é a única onde o sol se põe no mar. Apesar do calor intenso, a água é MUITO gelada, mas mergulhar do Mediterrâneo é MUST DO quando se está por lá. Para chegar nesta praia, é preciso ir à Anacapri, pois essa praia fica mais próxima a ela. Pegue um táxi para fazer esse percurso de Capri-Praia Lido del Faro.

SORRENTO:
Rua estreitinha e cheeeeia de lojinhas incríveis (louças, comidas, restaurantes):



Pôr-do-sol mais liiiindo em Capri, na Praia Lido del Faro:

4o. dia: Fizemos nosso check-out, saímos de Capri e pegamos um barco até Positano, nosso outro ponto escolhido para passar algumas noites. Positano surpreendeu demais e dividiu o meu coração com Capri. É um lugar liiiiindo, incrível, não dá pra explicar rs. A cidade é vertical e por isso tem muita subida e escadas. Dica forte: reserve com o seu hotel algum serviço de buscar suas malas na Marina, caso você chegue a Positano de barco (acredito que quem se hospede apenas em Positano, vá de carro, pois ela faz parte da costa que liga Nápoles e Positano. Passamos um pequeno sufoco pois da Marina até o ponto de táxi mais próximo, há ladeiras e muuuuitos degraus para subir. Seria tranquilo, se não fosse o fato de estarmos com 4 malas grandes rsssss. Ficamos 2 dias em Positano, mas eu ficaria mais uns 2 para aproveitar melhor as praias e o local. Almoçamos no delicioso AL PALLAZO, um restaurante fofo dentro de um hotel, pratos deliciosos e a famosa baba ao rum (neste caso, chamada de Napolitana) dos DEUSES! Aproveitamos a tarde para conhecer bem o centrinho de Positano.
Muitas fotos de Posi porque nós AMAMOS!




Muitas lojinhas fofas e cheias de peças de linho:






5o. dia: Aproveitamos para ir a Amalfi e Ravello. Pegamos um barco até Amalfi e depois um ônibus até Ravello. Amalfi me decepcionou. Talvez eu tenha criado expectativas por causa do famoso termo "Costa Amalfitana". Mas passei 1 hora lá e já não havia muito o que explorar. Por isso, já decidimos ir a Ravello, em seguida, assim mesmo...no mesmo dia. Essa sim me conquistou, com sua arquitetura medieval, lojas fofas e restaurantes super escondidos conforme você vai caminhando e percorrendo as muitas escadas da cidade. As louças de cerâmica são liiiindas e incríveis e dá vontade de comprar TUDO! rsss São pintadas à mão e cheias de motivos italianos como limões sicilianos, tomatinhos e etc. Arquitetura, música e artes se misturam em Ravello.
Voltamos a Positano no fim do dia, conseguimos ir à praia Fornillo Beach, bem gostosa, com bastante estrutura e água geladinha e jantamos em um restaurante fofo ao lado do hotel, na beira da "estrada". 

AMALFI:

RAVELLO:











POSITANO:
 (Fornillo Beach)




6o. dia: No dia seguinte, pegamos um táxi de Positano a Nápoles, onde pegamos o trem de volta à Roma. Nos hospedamos nesta segunda etapa em Roma em um hotel boutique super fofo e aconchegante. Chama-se Tree Charme Spagna Boutique Hotel e a localização não poderia ser mais perfeita. Fica ao lado da Piazza Spagna (aquela região com lojas incríveis e tentadoras) e a 5 minutos a pé da Fontana di Trevi. Adorei e recomendo!

Difícil não ser prolixa contando sobre uma viagem de 10 dias rs 
Mas para facilitar um pouco, vou deixar as dicas resumidas logo abaixo:


CAPRI:
-Gelato mais delicioso da vida com a casquinha feita na hora: BUONOCORE
-Ristorante VILLAVERDE: deliciooooso e lindo para almoçar ou jantar: (peça a burrata de entrada e o taglione com trufas negras, especial do chefe)
-Restaurante para almoçar: LO SMERALDO. Fica na Marina Grande, atrás do píer, com uma vista incrível e os frutos do mar mais frescos que comi por lá! Os peixes e frutos do mar são levados quase vivos para você escolher como quer o seu prato.                  
Antes:      
 Depois:
                                                                                                   
-Praia para ver o pôr-do-sol: LIDO FARO, a única onde o sol se põe no mar e com uma ótima estrutura de Beach Clubs
-Loja incrível de perfumes feitos em Capri: CARTHUSIA (AMO os aromas Corallium e Mediterraneo!) e tem em vários lugares da ilha. São perfumes leves, do tipo colônia. Portanto, quem gosta dos deliciosos perfumes Jo Malone, com certeza vai se apaixonar pelos da Carthusia.
-Loja com as saídas de praia mais lindas do mundo: ANTICA SARTORI. É uma perdição!!! Tem em toda Costa Amalfitana e é perigosa (toda vez em que ia, saía com uma sacolinha rs)
-Tomar uma limonada deliciosa com limões sicilianos em uma das barraquinhas por lá.


ISCHIA:
-Restaurante para almoçar: DEUS NEPTUNUS, fica em Sant´Angello, a parte mais linda dessa ilha. A vista do restaurante é surreal e os pratos super frescos também!


POSITANO: 
-Restaurante para almoçar: AL PALLAZO (peça a baba napolitana de sobremesa! Dos deuses!!! A melhor baba ao rum que já comi na vida!!!)
 Choro por essa baba ao rum:

-Restaurante LA TAGLIATA: é um esquema muito diferente de menu degustação. Não é chique, é mais roots, mas com uma comida deliciosa!!! É necessário fazer reserva e eles te buscam no hotel, pois o restaurante fica no ponto mais alto de Positano. A família, dona do restaurante, faz TODOS os pratos caseiros. São MUITOS! Vá preparado e com fome rs. A vista é surreal!!!


RAVELLO:
-Restaurante MIMI: pizza napolitana mais deliciosa da vida!!!

-Ceramiche D´arte Carmela: loja mais lindaaaa da vida de cerâmicas. Queria todos os pratos, toalhas, jogos americanos e sousplats de lá!


ROMA:
-Trattoria DELL´OMMO: uma portinha pequena, próximo à Estação Roma Termini. Um lugar super simples, mas com um dos melhores pratos que comemos na Itália. O atendimento é confuso, mas isso se deve a haver apenas 2 homens tirando os pedidos, servindo pratos e bebidas e fechando a conta de todo mundo. Tem também uma nonna muito simpática de olho em tudo que, acredito eu, seja a criadora de todas as massas e receitas do restaurante. Peça o carbonara, sem dúvidas! E, de sobremesa, o tiramissú (de longe, o melhor do MUNDO!).
Tiramissú DELI:


-Restaurante DA ENZO AL 29: no simpático bairro do Trastevere! Abre às 19:30 e a minha dica é: chegue antes de abrir ou faça uma reserva e não chegue atrasado! O ambiente é super simples e o lugar tão pequeno que as mesas mal cabem no restaurante e na calçada, mas a comida é INCRÍVEL! Peça a burrata dI Andria e a alcachofra frita de entrada, o carbonara de principal e vá de tiramissú e merengue na sobremesa. Vale CADA caloria!

-Restaurante ARMANDO AL PANTHEON:  uma ótima pedida pra quem busca um restaurante mais intimista, chique e com as deliciosas trufas!!! DICA principal: faça a reserva com antecedência de pelo menos 1 mês. É MUITO concorrido!

-Ristorante IL VERO ALFREDO: não gostei do atendimento, mas o fettuccine Alfredo (o famoso molho Alfredo foi criado neste restaurante!) é o melhor que já comi na vida! Tem que ir!

-Tree Charme Spagna Boutique Hotel: hotel boutique fofo que ficamos na volta, pertinho da Piazza Spagna, aquela pracinha rodeada de lojas perigosas (rsss) e a 5 minutinhos a pé da Fontana di Trevi. Fica em um prédio super antigo, mas a decor dele me conquistou, parecia um quarto do Westwing.


Acho que é isso, meninas =)
Difícil escolher as fotos, então resolvi pecar pelo excesso kkk
Me sigam no Insta que tem mais fotinhos por lá: @aveckaren

Beijo beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário