quinta-feira, 21 de julho de 2011

DICA DE VIAGEM: LAPÔNIA, A TERRA DO PAPAI NOEL

Gente,
Resolvi aproveitar esse clima de férias pra dar uma dica.
Não sei se vocês assistiram a uma reportagem sobre a Aurora Boreal, na Noruega e Islândia, transmitida no último Fantástico. Eu vi e revivi todos os momentos das minhas últimas férias de Março.
Entre alguns países, visitei a Finlândia e resolvi dar essa valiosa dica pra vocês que curtem coisas mais diferentes e que já estejam programando as próximas férias. Queria muito fazer um guia de viagens sobre a Lapônia, a região que conheci, mas vou deixar esses detalhes pra depois (aguardem!). Por ora, vou contar um pouquinho sobre esses (apenas) dois dias que vivi no lugar por onde passa o Círculo Ártico!
Decidi ir pra Lapônia, impulsionada pela dica de uma amiga que havia visitado a região, mas na área sueca.

Funciona assim: A Lapônia (conhecida como "terra do Papai Noel") abrange a região norte escandinava, ou seja, Suécia, Finlândia, Noruega e Federação Russa. 
Eu decidi ir para a capital da região da Lapônia, a cidade chamada Rovaniemi, localizada na Finlândia. E é exatamente lá que dizem ser a terra do Papai Noel.
Pra chegar até lá, peguei um vôo até Riga, na Letônia e, de lá, um avião (micro avião, com capacidade para 40 pessoas, mas a realidade era que apenas 12, incluindo a tripulação, estavam a bordo.MEDO!) para Rovianiemi.


Rovaniemi me recebeu assim: friozinho básico de 15 graus negativos, durante o início da primavera finlandesa, povo extremamente educado e simpático e custo de vida MUITO mais baixo comparado às outras capitais escandinavas (achei Estocolmo uma cidade muito, muito, muito mais cara do que Paris).
Bom...mais detalhes, vou deixar para o guia, né? O mais legal é mostrar tudo através das fotos. Então, vamos lá para um dos lugares mais lindos que eu já visitei (amei a China também, mas são climas completamente diferentes, claro!):
 Aí já estava eu na entrada da Vila do Papai Noel. Existem 2 parques temáticos, mas apenas esse estava aberto.
 No Santa Claus Village havia muuuuuuitas lojinhas e souvenirs temáticos do bom velhinho:
 Café cabana perfeito para se aquecer lá dentro com fogueira e chocolate quentinho:
 Na Vila, existe SIM um Correio do Papai Noel...muuuitas cartas, selos e cartões postais!
 MUITO frio com sol...dia lindo!

Ah sim...eu consegui a sorte e proeza de assistir a uma Aurora Boreal (aliás, fui lá pra isso!). As melhores épocas para vê-la são entre Novembro e Março, mas ela não acontece todos os dias...
é realmente impressionante e SURREAL o show de "luzes nórdicas". Muita emoção! É uma pena que a foto não capta nem 5% do que o fenômeno realmente é.
Tem muitas coisas bacanas e diferentes pra fazer! Alugamos um snow mobile (moto para "andar" na neve) e ficamos pilotando por algumas horinhas na neve deserta da Lapônia!

 Nós também andamos de trenó de huskies! DEMAIS!!! E também tinha trenó de renas, bem Santa Claus style rs

Pra quem quiser fugir do calor e badalação do final do ano super quente do Brasil, eu recomendo MUITO ir para a Escandinávia e pra Lapônia!
Eu amei taaanto que pretendo voltar SIM pra lá...fazer uma viagem diferente e bem família quando tiver meus filhotinhos.
Se quiserem mais dicas, enquanto não faço o guia, podem me mandar e-mails perguntando ;)
ka.massutani@gmail.com
beijos

6 comentários:

Emmy Masutani disse...

Nossa que lindíssima paisagem karennn!!!deve ter sido uma super emoção e inesquecível mesmo!!!=DDD.addoooro os guias de viagem by karen, pessoal vale a penaaa!hehehehehe

patnonaka disse...

Káa!!!
pooorque vc fez esse post??
que saudadees da viagem, quero mais!! =((
bjo

Well-dressed girls disse...

Nossa, que lugar mais lindo! Eu não só assisti a reportagem no fantástico como fiquei louca para ver a Aurora Boreal de perto, ao vivo e a cores. Mas não sei sem teria essa coragem para viajar para um lugar desses... mas que é lindo, é lindo! (:

Blog novo:
http://welldressedbr.blogspot.com/

Karen disse...

Emmynha,
aguarde o guia completo rsrs

Pat,
também tô morrendo de saudades...louca pra marcar as férias desse semestre rs

well dressed,
coragem é o de menos...a emoção de estar em um lugar diferente e que pouca gente conhece traz muito mais adrenalina e vontade de ir em todos os pontos rs

beijos

Anônimo disse...

Eu quero muito lá ir... pensei em ir este outubro, mas receio que nessa altura do ano ainda não exista neve... penso que a paisagem com neve é muito mais bonita! Que acham? Em Outubro já tem muita neve?
Vejam o meu blog: www.viagensdocasaldubaveli.blogspot.com

Unknown disse...

Oi gostaria.muito de ir com minha familia ,gostaria de saber se vc foi com agencia de viagens? E quanto gastou para ir.nesse lugar magico....